Um cantinho para expor um pouco da minha rotina, das minhas ambições, do meu interior.
quarta-feira, 31 de março de 2010
terça-feira, 30 de março de 2010
Cartões Postais
Já comentei aqui no blog que adoro escrever cartas, né?
Não sei se mencionei que também adoro mandar e receber cartões postais!
Ontem estava lendo um artigo que mostrava a importância da preservação da memória através das mensagens constantes nesses cartões. (*) Pesquisando na internet cheguei até a descobrir um livro que conseguiu reconstituir a partir de cartões postais de Porto Alegre um pouco da história da região, retratando os valores e a mentalidade da época. A publicação é fruto do esforço de pesquisadores da PUC-RS e foi organizada por Moacyr Flores: "Cartões Postais: Imagens e História Cultural", Ediplat, 2007.
Caso tenham interesse em conhecer um pouco mais desse livro, cliquem aqui. Assim que puder vou dar um jeitinho de comprar!
Mas então, voltando ao baú da Mari (rs)... revirando minhas coisas antigas, achei uma pequena coleção de cartões que recebi de amigos ao longo dos anos e resolvi compartilhar com vocês. Não me considero uma colecionadora de cartões postais, sei super pouco sobre esse hobby, mas confesso que depois de visitar alguns blogs, fiquei tentada a descobrir um pouco mais sobre essa prática. O primeiro passo foi me inscrever no Postcrossing, uma iniciativa muito bacana de reunir colecionadores do mundo todo. Primeiro vou dar um pulinho no centro para comprar alguns postais bacanas de Sâo Paulo, depois vou solicitar o endereço dos felizardos que irão receber meus cartões pelo site. Assim que começar a receber cartões farei questão de postar aqui.
Devo dizer que dois blogs super legais me inspiraram a fazer isso: A Minha Coleção de Postais - mantido pela colecionadora Marta e atualizado constantemente e com muito cuidado - e o fofíssimo Postais de Cães idealizado por Costança Lucas.
Como esse meu espaço no blog é caótico, não pretendo fazer dele um blog temático sobre postais não...rs
Ainda no mundo dos postais, tenho também alguns postais publicitários, daqueles que podemos retirar gratuitamente em cinemas e restaurantes. Assim que der, eu coloco algumas fotos aqui.
Então vamos aos cartões!
Esse primeiro é lindo, né? Minha grande amiga Bruna que em enviou em 2005 quando esteve nas Cataratas do Iguaçu!
Nessa foto em sentido horário: Postal enviado pela Caroline quando esteve na Alemanha fazendo intercâmbio.
O segundo foi o primeiro postal que minha amiga cosmopolita Liz me enviou quando mudou para a Suécia em 2002. A Liz é paraguaia, fez faculdade no Brasil e depois mudou pra lá.
O terceiro é do Colorado enviado pela minha colega Giovana em 2001. Economista como eu, depois desse período trabalhando e estudando muito nos EUA se apaixonou pela Língua Inglesa e se tornou professora!
No sentido horário, Côte d'Azur - Riviera Francesa em Nice. Quando estava na faculdade, uma colega de república veterana - Karina - se formou em Letras, Língua e Literatura Francesa e foi passar uma temporada nessa cidade trabalhando feito louca pra pagar o curso! Gostoso reler o cartão de 2001... minha vida era mais simples nessa época!
Já os outros dois, Torre Eiffel e Basílica de São Pedro foram enviados pelos meus sogros para mim e meu marido!
Nessa outra foto, também em sentido horário: A Vila de Curiaú no Amapá. Esse daqui foi enviado em 2001 por uma grande amiga, a Kátia. Ela ficou no Amapá realizando estágio por algumas semanas. Ao lado o Pão de Açucar, recebido da minha amiga Flávia. Salvador, recebido de um colega baiano veterano da faculdade. O de Brasília também foi mandado pela Kátia quando participou da SBPC em 2000.
Esses daqui eu mesma comprei quando visitei minha colega Caroline em Mogi Mirim - SP (1997).
Curiosamente, o primeiro postal não é de Mogi Mirim e sim da vizinha Mogi-Guaçu. Essa ponte é bem antiga, foi construída em 1903 sobre o rio Mogi-Guaçu. O segundo é uma foto panorâmica noturna da cidade de Mogi Mirim.
Esses daqui são todos da cidade que tem o meu nome!!! Mariana (MG) Foi um colega da internet - Plínio - que me enviou em 2005. Embora não haja nenhuma inscrição no verso dos cartões vou reproduzir algumas curiosidades que ele me relatou. A primeira foto é da Igreja Nossa Senhora do Carmo que já foi restaurada após um incêndio. A segunda foto é da Rua Direita com destaque para a Igreja da Sé ao fundo. A última é a Igreja de São Pedro.
É isso aí... depois dessa "viagem" sobretudo afetiva.... bateu uma vontade de viajar de verdade!
(*) A referência completa do artigo é: CORREIA, M. L. O postal ilustrado da frente ao verso: imagens mais que reprodutíveis. Logos 29. Tecnologias e Socialidades. Ano 16, 2º semestre 2008.
Marcadores:
amigos,
cartões postais,
colecionismo,
lembranças
terça-feira, 23 de março de 2010
Coisas que adoro fazer...
Estava pensando que nunca reservei um post para falar do que gosto de fazer, para expor um pouquinho do que me faz feliz.
Então vamos lá, vou elencar aleatoriamente algumas coisinhas:
Então vamos lá, vou elencar aleatoriamente algumas coisinhas:
- Prefiro doce de leite a chocolate, portanto dificilmente eu passarei por um vendedor de churros sem olhar com cara de "criança pidona"...rs;
- Adoro ouvir meus amigos, minha família e meu marido falarem sobre o que amam fazer;
- Sempre me pego observando os passarinhos que rodeiam minha sacada;
- É delicioso quando toca no rádio aquela canção que você adora e sabe a letra de cor e salteado, mas não ouve há um tempão;
- Por mais clichês que sejam, sempre me pego assistindo comédias românticas e deixando escapar algumas lágrimas... (meu marido se diverte com isso!);
- Amo bancas de jornais!
- Preservar memórias é uma paixão para mim. Reler cartas antigas é algo simples que me faz rir, chorar, pensar, sonhar!
- Sentar na praia e olhar o movimento das ondas... simples assim;
- Mirar uma criança no metrô e começar a sorrir pra ela - se encantar com um sorriso devolvido ou com a expressão encabulada da maioria delas.
- Entrar em papelarias e andar sem pressa;
- O cheirinho que sobe da panela quando acabamos de acrescentar um tempero;
- Abraços apertados e gostosos;
- Dar boas gargalhadas;
- Cuidar das minhas plantas;
- Beliscar coisinhas enquanto estudo;
- Achar coisas na internet sem querer!
Não liguem não... hoje estou romântica e otimista!
Marcadores:
alegria,
cotidiano,
simplicidade
Assinar:
Comentários (Atom)


