domingo, 10 de fevereiro de 2013

O exercício da leitura para mim é...

Olá a todos!

Sim, já faz algum tempo que não passo por aqui e hoje nesta tarde chuvosa de carnaval fui tomada pela vontade de deixar um recadinho por aqui.
Na verdade vim aqui dizer que estar rodeada por pessoas que amam a leitura e a leitura em si, além de experiências muito prazerosas me estimulam a escrever.
Não sei se já mencionei em outra oportunidade, mas sou casada com um homem apaixonado pelas letras... uma das pessoas mais aficcionadas por livros que conheço. É claro que eu já gostava de ler antes de conhecê-lo, mas nunca mantive muita disciplina para isso.
Hoje um dos nossos passatempos prediletos é passear em sebos no centro da cidade ou em livrarias. Vez ou outra nos deparamos com brindes cheios de significados: uma dedicatória na contracapa de um livro usado, um marca livro diferente ou até mesmo pistas para mentes alheias quando os textos são povoados por linhas sublinhadas - mera manifestação do que foi eleito interessante por leitores anônimos que tiveram contato com essas publicações no passado.
Em 2013 me propus o desafio de ler mais, sobretudo leituras não-técnicas distantes de minha área de formação - a Economia. Dentro desta jornada estou até o presente momento com três livros lidos.
Cada um deles me remeteu para um universo paralelo de reflexões sobre a natureza humana, sobre os indivíduos, suas motivações e angústias.
O primeiro deles foi um livro denso sobre a temática do suicídio na cidade de São Paulo. A autora se propôs a analisar casos de suicídios públicos ocorridos na cidade, perfil dos suicidas, etc. O segundo livro foi uma investigação sociológica sobre o controle das emoções em uma perspectiva histórica. Já o livro que estou lendo no momento é um banquete sobre a loucura e todas as suas nuances.
Todos esses personagens reais ou ficcionais tornam-se companheiros durante o período que exercitamos a leitura e deixam sua marca na gente, ao questionar nossos valores, ao nos inquietar seja pela maneira como nos identificamos com eles, seja quando não percebemos qualquer semelhança entre sua visão de mundo e a nossa.
Por isso ler é tão maravilhoso e único.
Simples assim.

Nenhum comentário: